UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
UNISANTOS
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CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA – PLATAFORMA FREIRE – MANHÃ
DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA I
1º SEMESTRE – DATA: 10/10/2010
PROFESSORA MS. ROSANA PONTES
Nome: Fátima Candia
Loenir
Lourinete
Tatiana Balula
Ata da terceira aula de Instrumentação da Língua Portuguesa I, realizada no dia quatro de outubro de dois mil e dez.
Aos quatro dias do mês de outubro de dois mil e dez, com inicio às sete horas e trinta minutos, na sala vinte e dois da Universidade Católica de Santos, sita à Rua Doutor Carvalho de Mendonça, número cento e quarenta e quatro, na cidade de Santos, em São Paulo, realizou-se a terceira aula de Instrumentação da Língua Portuguesa I, do curso de Pedagogia da Plataforma Freire, com o objetivo de discutir gêneros textuais. A aula foi ministrada pela professora Rosana Aparecida Ferreira Pontes, tendo como secretárias as alunas Tatiana Balula, Louenir, Lourinete e Fatima Candia e contou com a participação dos alunos do curso do período matutino. Os trabalhos foram iniciados pela representante do Grupo 2, a aluna Claudia, com a leitura de poema, retirado do livro “Sonhos de uma noite de verão” de Willian Shakespeare. Após, a professora fez breves comentários sobre os relatos biográficos da sala de aula, destacando os pontos em comum, tais como, origem familiar; letramento com gibis; a cartilha usada pela maioria dos alunos “Caminho Suave”; tradição familiar de contar histórias. A seguir, os alunos foram divididos em grupos para realizar leitura conjunta do texto “Ensino de Língua Portuguesa e contextos teórico-metodológicos”. Foi esclarecido pela professora que elaboraríamos um mapa textual, apresentando o conceito do mesmo e dividindo o texto em três tópicos, mediante os quais os alunos deveriam indicar as ideias-chave da autora, bem como saber explicá-las. O grupo classe, em conjunto com a professora, realizou ainda a classificação do texto citado acima como artigo cientifico (gênero textual); dissertação (tipologia); verbos no tempo presente do indicativo; e tendo como área vocabular o ensino da língua portuguesa. Após a análise realizada pelos grupos em separado, a professora conduziu os trabalhos, realizando a discussão do texto para a formatação do mapa textual. Como introdução, foi entendido que o texto abordava o ensino do Português no Brasil, sua evolução, bem como o estudo da gramática fora dos textos. Do primeiro tópico do texto, contribuições teóricas, a autora discute a influência de três teorias que hoje estão influenciando o ensino da língua portuguesa: A) A teoria sócio-interacionista de Vygotsky, explicada por Rego, segundo a qual o desenvolvimento do ser humano ocorre em interação social; o bom ensino é quando se oferece desafios ao aluno, trabalhando na sua zona de desenvolvimento proximal. B) O Letramento, que se dá por meio da disponibilização à criança do maior número possível de textos presentes na vida cotidiana (contos, bilhetes, canções, rótulos, receitas etc.), para que possa aproveitá-los no processo de aprendizagem. C) Texto/discurso em que se realiza o estudo dos gêneros do discurso ou textuais. Do segundo tópico do texto, renovações metodológicas, foi traçado um breve histórico dos métodos de ensino da língua portuguesa, que passou do ensino da gramática normativa para a utilização de livros didáticos. Pesquisas na área promoveram a mudança de paradigma e a melhora dos livros didáticos e, por fim, investimentos na formação do professor. No terceiro tópico, textos da mídia no ensino da língua portuguesa, a autora explicou a teoria das funções da linguagem, defendida por Jakobson, sobre a qual hoje já existe outra compreensão de comunicação, para além do emissor-receptor. A autora defendeu, então, o uso do jornal na sala de aula, e a multiplicação da variedade de textos e gêneros no ambiente escolar. Após o término das considerações sobre o texto, foi iniciada a exibição de vídeo sobre letramento, com base no texto de CHONG, Kate M., o que é letramento; e em seguida trecho do “DVD – TV Escola, volume III, Língua Portuguesa, Ministério da Educação, Tema: Gêneros de Texto- Aula Prof. Pasquale”. Por fim, a professora solicitou que os alunos, após a elaboração do mapa textual, realizassem em casa nova leitura do texto até a próxima aula. Destarte, cumpre esclarecer que, o grupo 1, ficou responsável pela elaboração de mapa textual do texto estudado, o Grupo 2 pela elaboração do Registro Reflexivo, e o Grupo 3, pela elaboração desta ata. O encerramento da aula foi às nove horas. Nada mais havendo a tratar, nós Fátima, Loenir, Lourinete e Tatiana Balula, lavramos a presente Ata.
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